Em iniciativa inovadora, Procuradoria do Município realiza mediação e empresa paga indenização aos moradores pelas inundações ocorridas em Jubaí.

Desde a ocorrência das fortes chuvas em Jubaí, no mês de abril, a Prefeita Véra Lúcia Guardieiro e sua equipe, dedicaram-se ao caso, procurando acalentar a situação dos moradores do Distrito de Jubaí.

Cessada a tormenta, as equipes operacionais entraram em ação para realizar a limpeza do local e remoção de entulhos, inclusive com apoio do Corpo de Bombeiros que avaliaram eventuais áreas de risco.

Nos dias seguintes, notificou-se a empresa proprietária das terras, para reunião e vistoria no local, quando a própria Prefeita, pessoalmente, junto de equipe técnica e do DER-MG, visitaram toda a área afetada.

Pactuou-se a elaboração de projeto e estudo específico, por profissional da área, a fim de garantir a segurança das contenções pluviais necessárias para a segurança dos moradores, de modo que ficou ajustada a apresentação e execução no período de secas que se aproxima, evitando-se novos incidentes futuros.

Após tais ações emergenciais, a Prefeita solicitou empenho da Procuradoria Municipal, por meio do Procurador Dr. Guilherme, que juntamente dos engenheiros, visitaram os locais, realizaram levantamentos, pacificaram os moradores, unindo-os no propósito de obter a plena reparação dos danos causados.

A procuradoria encampou a medida, realizando reuniões e intercâmbio com a empresa, no intuito de obter uma solução rápida e eficaz aos moradores afetados de Jubaí, evitando-se longas e intermináveis demandas judiciais.

Concluídas as reuniões e firmados os pactos, a empresa concordou em efetivar a reparação dos danos em dinheiro, indenizando as vítimas, para que possam se reestabelecer após os estragos.

Assinado os termos de pacto, as transferências foram concretizadas no dia 15/06, estando o dinheiro já à disposição dos moradores, em suas contas bancárias.

A ação é um exemplo e uma tendência, na qual são ouvidos todos os envolvidos, após inicia-se o estabelecimento de pontes, criando condições de se construir uma solução consensual do conflito, de modo mais breve e vantajoso para todos.

Agradecemos aos moradores de Jubaí, aos quais fica nosso abraço e a certeza da boa decisão. Desejamos que a indenização seja revertida para os melhoramentos necessários.

Agradecemos à toda equipe do Município envolvida pela dedicação e por conquistar tal solução em tempo tão curto.

Agradecimentos à empresa JM Agropecuária SA por atender às reivindicações e cumprir com o que fora pactuado.

A todos nossos agradecimentos, respeito e congratulações pela boa solução encontrada.

Prefeita Véra Lúcia Guardieiro

Procurador Guilherme Bove Canassa.