Carteira de Trabalho Digital.

A Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais informa  que no dia 20/09/2019 o presidente da república sancionou a Medida Provisória 881/2019, intitulada “Liberdade Econômica” sendo convertida na Lei 13.874.

Uma das medidas aprovada nesta Lei e disciplinada pela Portaria 1065/2019 de 23/09/2019 do Ministério da Economia é a implantação da Carteira de Trabalho Digital em substituição a Carteira de Trabalho impressa. A CTPS Digital tem como identificação única do empregado o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).



Não há qualquer processo de solicitação presencial da CTPS Digital, tornando automática a sua existência a partir do Cadastro de Pessoa Física-CPF e dos registros de vínculos constantes nas bases de dados de Governo.

Aplicativo específico, denominado Carteira de Trabalho Digital, está disponível gratuitamente para dispositivos móveis Android, iOS.

A CTPS Digital também pode ser acessada via Web através do site https://servicos.mte.gov.br

A senha é a mesma utilizada nos serviços do governo federal (Meu INSS, PIS/PASEP, FGTS, Seguro Desemprego, Bolsa Família, FIES, Cartão Cidadão, RAIS e CAGED, etc.). O cidadão que não possuir a senha pode cadastrar no site acima ou no site https://sso.acesso.gov.br através da opção “crie sua conta”, não sendo necessário o comparecimento a um posto de atendimento.

Para aqueles cidadãos que tiverem dificuldade na autenticação, seja pelo Aplicativo ou pelo portal GOV.BR poderão obter a senha nos postos de atendimento das Superintendências, Gerências e Agências do Trabalho ou nos postos de atendimento do INSS. Em Conquista você consegue esse tipo de ajuda na Rua Nicolau Abdão Amui,n°10, sala 02

• Banco do Brasil: Acesse bb.com.br > servicos > previdencia social > senha meu inss > nai

• Banese: Acesse banese.com.br > Internet Banking Banese > Serviços > Gerar Senha Meu INSS – NAI

• Banrisul: Acesse banrisul.com.br > Menu Serviços > Criar Código INSS

• Bradesco: Acesse bradesco.com.br > Outros Serviços > Documentos > INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI)

• Itaú: Acesse itau.com.br > Previdência > INSS > Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS

• Caixa Econômica Federal: Acesse caixa.gov.br/Paginas > Serviço ao Cidadão > INSS > Gerar Código para Serviço INSS

• Santander: Acesse santander.com.br > Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária

• Sicoob: Acesse sicoob.com.br > Outras opções > Previdência Social > Senha Meu INSS > NAI