Coronavírus - O que você precisa saber para evitar o contágio.

Coronavírus - O que você precisa saber para evitar o contágio.

• Limpe regularmente e cuidadosamente as mãos com um esfregão à base de álcool ou lave-as com água e sabão.

Por quê? Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool nas mãos mata vírus que podem estar nas suas mãos.

• Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou o tecido dobrado quando tossir ou espirrar. Em seguida, descarte o tecido usado imediatamente.

Por quê? Gotas espalham vírus. Ao seguir uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus como resfriado, gripe e COVID-19.

• Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldades em respirar, procure atendimento médico.

Por que? Evitar o contato com outras pessoas e as visitas as instalações médicas permitirá que essas instalações funcionem com mais eficácia e ajudará a proteger você e outra pessoas contra possíveis COVID-19 e outros vírus.

• Mantenha os ambientes bem ventilados.

Por que? A concentração de vírus e bactérias, em ambientes fechados, facilita a transmissão de doenças. A ventilação é a solução.

• Não compartilhe objetos pessoais.

Esses objetos podem contribuir para a transmissão do vírus, pois neles encontramos saliva, a qual possui diversos micro-organismos.

 

 

Fontes: OMS e Ministério da Saúde