Elaboração do fluxograma de atendimento à vítima de violência doméstica.

A Secretaria de Municipal de Saúde, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica, definiu, no dia 29/07, o fluxograma de atendimento à vítima de violência doméstica, elaborado em conjunto com órgãos da rede de proteção à mulher.  O objetivo do fluxo é dar publicidade às portas de entrada e aos serviços que a vítima tem à disposição e ampliar o fluxo de atendimento da causa.

A elaboração do documento foi realizada durante reunião de alinhamento no CRAS, com a presença de autoridades e de profissionais da causa.

O fluxograma integra uma das metas do PLANO SES/MG de causas externas e amplia a prevenção da violência doméstica, onde constam os órgãos que compõem a rede de proteção à mulher, que atuam de forma integrada, quais são  os caminhos em que a notificação permeará até sua concretização: acompanhamento.

Durante a explicação do fluxograma aos presentes, a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Causa Externas, Aline Pereira Maniêz, juntamente com o Sargento Paulo Edson e Tenente Idonis Galis, destacaram a importância do documento para o acompanhamento correto entre os próprios órgãos da rede, "evitando assim a revitimização e uma violência institucional".

"Diminuir a violência doméstica e aprimorar o atendimento às vítimas é um dos compromissos da Polícia Militar", reforçou o Tenente da PMMG Idonis Galis. "É trabalhar para a nossa população”.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Paula e as Conselheiras Tutelares, Elenice Dias Miranda e Nayara Pamplona acompanharam a apresentação. A psicóloga Fabiana Amui, colaboradora do CRAS Keila Valim, Enfermeira RT da Santa Casa Lilian Mendes e Téc. Enfermagem Cláudia também estiveram presentes.