Nossa Luta é pela Vida

O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, tirando a vida de uma pessoa por hora no Brasil, mesmo período no qual outras três tentaram se matar sem sucesso.

O CVV — Centro de Valorização da Vida, é uma associação civil sem fins lucrativos que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.



O CVV está presente em todos os estados brasileiros e pode ser contatado 24h de forma gratuita através dos seguintes canais:

Por ligação - 188

Pelo posto de atendimento físico mais próximo de você ( Em Uberaba - Rua Fausto Salomão Trezi, 40 - Cássio Rezende II )

Através do site www.cvv.org.br utilizando chat ou e-mail.

 

Meu amigo/parente/namorado(a) publica coisas relacionadas ao suicídio: Como Ajudar?

 

Se um amigo ou alguém que você segue na rede social estiver em perigo de se ferir, os primeiros sinais de aviso podem aparecer em meios de comunicação social, e o Facebook, Instagram e Twitter  pode ajudá-lo a intervir de forma anônima com suas novas opções de suporte.

Facebook: ao perceber que um amigo postou um conteúdo que possa indicar uma tendência ao suicídio ou automutilação, o usuário pode escolher "denunciar a publicação", clicando naquela setinha no canto direito superior do post.

O Facebook perguntará o que está acontecendo e a resposta deve ser: "acredito que não deveria estar no Facebook". Depois, a questão é "o que há de errado", quando o usuário poderá escolher uma opção relacionada ao suicídio.

Aquele que fez a postagem alarmante receberá, então, uma mensagem em seu Facebook avisando que um de seus amigos está preocupado com ele (sem identificar quem fez a denúncia), oferecendo algumas opções possíveis: enviar uma mensagem a um amigo, conversar com um agente do CVV pelo telefone, chat ou e-mail ou ainda receber dicas do que fazer.

A própria pessoa que denunciou a publicação também receberá uma lista do que pode fazer: oferecer ajuda ao amigo, conversar com outros amigos e ver dicas de como abordar o assunto com a pessoa

Instagram:  ao perceber que um amigo postou um conteúdo que possa indicar uma tendência ao suicídio ou automutilação, o usuário pode escolher "denunciar ", em seguida "é inadequado"  e “Automutilação - distúrbios alimentares, cortes no próprio corpo ou incentivo ao suicídio"

Seu amigo receberá uma mensagem dizendo: “alguém viu um de seus posts e pensa que você pode estar passando por um momento difícil. Se você precisar de apoio, nós gostaríamos de ajudar.”   Então, a partir daí, o Instagram oferece a opção de conversar com um amigo, entrar em contato com pessoas dedicadas ao suporte para esses casos, ou receber dicas e apoio.

Twitter : Usuários que procuram termos relacionados a suicídio e automutilação são redirecionados a uma página com informações sobre o CVV.

Você também pode ajudar indo em "denunciar tweet" e " è abusivo ou nocivo" depois "esta pessoa esta incentivando ou pensando em suicídio ou automutilação" em seguida será questionado quem está em perigo, o usuário ou outra pessoa.

O twiter entrará em contato com o usuário oferecendo ajuda para conversar com pessoas especializadas nesses casos, dicas e apoio  ou, no caso de a pessoa ser incentivadora do ato, com as autoridades cabíveis.