O Ciclo da Água

O ciclo da água é o processo pelo qual a água se transporta pelo planeta de maneira  contínua, dependendo basicamente da força da gravidade e da energia solar, que proporciona mudanças no estado físico da água.

Cerca de dois terços da superfície da Terra são cobertos por água em estado líquido ou sólido. Uma parcela significativa dessa água encontra-se em permanente circulação, sendo  responsável por manter a umidade do ar, abastecer lençóis freáticos e conservar a vida de plantas por todo o mundo. Portanto, a água também é peça chave do funcionamento dos ecossistemas, sejam eles aquáticos ou terrestres.

A energia do sol é a grande propulsora do ciclo da água pois, ao prover luz e calor ao planeta Terra, a energia solar aquece e evapora parte da água que está presente na superfície de rios, lagos, oceanos, folhagens das plantas e do corpo de pessoas e animais. O vapor torna o ar úmido e sobe, levando as moléculas de água pelo vento para lugares cada vez mais altos e mais longes. Em grandes altitudes, as moléculas de água formam gotículas que se juntam cada vez mais, formando nuvens. As nuvens se mantêm no céu até o momento em que as gotas começam a se tornar pesadas demais para se sustentar na atmosfera e caem, seja como pedras de gelo, cristais ou gotas de chuva.

O tempo todo, em todo lugar, esse movimento se repete indefinidamente, alimentado pela energia do sol, e se caracteriza como ciclo hidrológico.

Visando uma transformação do saber em prática, mostrando a sociedade que todos podem ajudar a construir um mundo sustentável a partir do conhecimento, da mudança de posturas e do compromisso com a cidadania, a Prefeitura Municipal, em parceria com  a SEMMAT, trará, durante esta semana, informações sobre a importância da água em nossas vidas, os perigos da escassez e uso consciente da água, de forma que todos os cidadãos se conscientizem da importância da preservação dos recursos hídricos.