Os perigos da escassez da água

A água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e destruindo as nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.

Três quartos da superfície do nosso planeta são cobertos por água. Entretanto, o que as pessoas precisam realmente saber é que mais de 97% dessa água não pode ser consumida e nem utilizada em limpezas e higiene pessoal por ser  salgada.

Da água doce que sobra, grande parte está congelada e outra parte substancial está no subsolo. Enquanto isso, a água que existe nos reservatórios e entra nas redes de distribuição para serem utilizadas pelas pessoas corresponde a menos de 1% e esta, muitas vezes acaba sendo contaminada por resíduos industriais, aterros sanitário, lixões, entre outros.

Desse modo, percebemos que apenas uma pequena quantidade de água doce está disponível para uso humano. Lembrando ainda que em nosso planeta não há uma distribuição homogênea da quantidade de água disponível, assim temos áreas onde há maior quantidade de água doce, Amazônia, por exemplo,  e outras com uma menor quantidade, exemplo: a Caatinga.

Visando uma transformação do saber em prática, mostrando a sociedade que todos podem ajudar a construir um mundo sustentável a partir do conhecimento, da mudança de posturas e do compromisso com a cidadania, a Prefeitura Municipal, em parceria com a SEMMAT, trará, durante esta semana, informações sobre a importância da água em nossas vidas, os perigos da escassez e uso consciente da água, de forma que todos os cidadãos se conscientizem da importância da preservação dos recursos hídricos.