Reunião sobre segurança e monitoramento das unidades educacionais do município

A Administração Municipal, representada pela prefeita Véra Lúcia Guardieiro, iniciou atividades do grupo de trabalho destinado a buscar soluções para a maior segurança e monitoramento das unidades educacionais do município.

A reunião ocorreu no gabinete da prefeita, contando com a participação e colaboração das seguintes autoridades: Presidente da Câmara - Rodrigo Zara, Promotor de Justiça - Dr. Wagner Cotrim, Secretário de Educação - Joaquim Oliveira, Secretário de Saúde - Silvio Daiola, Secretária de Assistência Social Ana Paula, Comandante da PM - Ten. Inonis, Sargento Paulo Edson, Assistente Social Malena, Diretor da E. E. Dr. Lindolfo Bernardes - Francisco A. Fernandes, Conselho Tutelar - Cons. Juliana e Nayara, Assessor Jurídico da Câmara - Marcelo Faquim, Presidente do Conselho de Segurança - Dra. Consuelo de Souza e o Presidente do CMDCA - Dr. Guilherme Canassa.

Na oportunidade, todos discutiram caminhos para melhorar a efetividade da segurança das crianças, adolescentes e dos próprios servidores, atuantes na área educacional. Foram abordados assuntos relacionados, sugeridos pontos, de modo que serão adotadas, de imediato, além das determinações já contidas do Decreto 3965/2023, as seguintes:

1. Criação da Rede de Escolas Protegidas através Polícia Militar;

2. Rondas da Polícia Militar em todas as escolas;

3. Criação da Comissão Permanente de Segurança Escolar: Prefeitura; Ministério Público; Polícia Militar e Polícia Civil; Conselho Tutelar; Escola Estadual; Secretariais Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social; e Câmara Municipal; com reuniões quinzenais para acompanhamento das ações e novas medidas.

4. Retorno das atividades do PROERD

5. Estruturação da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, envolvendo a sociedade civil e grupos de jovens.

6. Envio de ofício ao governo estadual com a assinatura de todos os presentes solicitando: vigilante fixo na Escola Estadual; e criação no estado de Minas Gerais da “Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar”, a exemplo do que ocorre no Estado de São Paulo.

7. Controle rígido nas postarias com acesso restrito somente de pessoal autorizado.

Outras sugestões foram encaminhadas para análise de viabilidade, sendo retomadas na próxima reunião, já agendada para o dia 25/04.