Usina de Reciclagem gerando resultados.

Usina de Reciclagem gerando resultados.

Prestes a completar um ano e meio de funcionamento, a Usina de Reciclagem de Resíduos de Conquista, já comemora os resultados.

Nesse período, a unidade transformou quase 70 toneladas de resíduos que seriam descartados para o Aterro Controlado em materiais reaproveitáveis.  Além de gerar emprego e economia aos cofres do município, a unidade ainda cumpre o que determina a legislação federal, ao dar uma destinação ecologicamente correta aos resíduos que são descartados no município.

Funcionando em uma área privilegiada, a usina tem capacidade para reciclar até 20 toneladas de resíduos por mês, atendendo 100% da demanda gerada em todo o município. O espaço recebe todo tipo de material reciclável, que são separados no processo de triagem, seguidos para o embalo nos bags, e posteriormente comercializados gerando renda para a equipe que atua neste processo. Assim, o que viraria lixo depositado em aterros, está sendo reaproveitado pelo município.

Para colocar a usina em funcionamento, a prefeitura já adquiriu uma Prensa Enfardadeira de capacidade de produção de 6ton/dia e um carrinho plataforma para melhor locomoção de todo material. Foi preciso também um projeto para mudança do padrão da Usina para energia Trifásica, sendo que era padrão monofásico, sendo assim, impossibilitando a operação de equipamentos no local.

Todo o processo, só chegou onde está, pois também contou com o apoio da Usina Hidrelétrica de Igarapava, e da Associação dos Trabalhadores Com Materiais Recicláveis e Artesanais de Conquista – ATRAMARA.

Contamos com o apoio da população para que destinem corretamente seus resíduos e cada vez mais, efetuemos um trabalho eficiente e ambientalmente correto, lembrando que a coleta seletiva acontece todas as terças-feiras.

.