Uso consciente da água

Alguns dizem que este planeta poderia ser chamado de planeta água, pois dois terços da superfície terrestre são cobertos por ela. Isto pode levar à impressão de que  ela é infinita e estará sempre a nossa disposição.

Entretanto, como apresentado durante a última semana, percebemos que a realidade não é bem essa e devemos fazer uso do consumo consciente da água, que é base para um futuro sustentável.

Praticar o consumo consciente de água não significa deixar de usar o recurso, mas sim repensar as suas formas de uso da água, evitando desperdícios, reduzindo o consumo sempre que possível ao fazer a captação da água da chuva e reaproveitar a água cinza gerada pelo chuveiro e pela máquina de lavar roupa. Essas são algumas formas de poupar a água potável do planeta e de ajudar a preservar os mananciais, além de economizar com a conta de água.

Os recursos hídricos são utilizados nos mais diversos setores, como na produção agrícola, criação de animais e geração de energia. A escassez de água já é uma realidade em diversos países.

Só sabemos o valor real da água quando temos sede.

Visando uma transformação do saber em prática, mostrando a sociedade que todos podem ajudar a construir um mundo sustentável a partir do conhecimento, da mudança de posturas e do compromisso com a cidadania, a Prefeitura Municipal, em parceria com o SEMMAT, trouxe, durante esta semana, informações sobre a importância da água em nossas vidas, os perigos da escassez e uso consciente da água, de forma que todos os cidadãos se conscientizem da importância da preservação dos recursos hídricos.